Jose Carlos De Mello Mas: 6 razões para começar um negócio no Brasil

 Jose Carlos De Mello Mas: 6 razões para começar um negócio no Brasil

Decidir em quais países expandir seus negócios pode ser uma decisão complexa e difícil. Neste artigo, José Carlos De Mello Mas compartilhará os 6 principais motivos para iniciar um negócio no Brasil para que você possa tomar uma decisão melhor sobre se realmente deseja registrar uma empresa no Brasil.

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1. Grande mercado consumidor

A população do Brasil deverá aumentar para mais de 214 milhões de pessoas no mercado interno, proporcionando uma excelente oportunidade para muitos iniciarem um negócio no país atendendo a uma base de consumidores crescente. Na verdade, o Brasil tem a quinta maior população entre todos os países do mundo, com também uma classe média em rápido crescimento. Juntamente com o aumento da classe média acima mencionada, está o aumento dos níveis médios de renda disponível entre os consumidores brasileiros, contribuindo ainda mais para os altos níveis de demanda por uma variedade de bens e serviços que as empresas podem tentar capitalizar.

Assim, o grande volume e diversidade do mercado consumidor brasileiro cria um ambiente de negócios favorável para você se expandir em busca de novas bases de clientes e clientes. 

2. Elementos geográficos favoráveis

Além do rápido crescimento populacional observado acima, muitos outros elementos geográficos tornam os negócios no Brasil especialmente benéficos. Por exemplo, proporciona um clima naturalmente ideal para o cultivo, auxiliando assim em iniciativas empresariais relacionadas com a produção agrícola ou com o sector agrícola como um todo. A força do sector agrícola do Brasil é ainda demonstrada pela sua enorme resiliência – apesar dos efeitos devastadores da crise financeira global, esta indústria continua a ser um sector básico e parte da economia nacional, com uma produção agrícola consistentemente forte.

Além disso, uma oportunidade de negócio única que as empresas poderiam aproveitar para tirar partido destas condições geográficas favoráveis ​​é a área da “agritech”. Isto refere-se ao desenvolvimento de tecnologias e equipamentos inovadores que melhoram a produção agrícola e aumentam os níveis de eficiência. Dado o forte apoio governamental a esta indústria, à medida que avança a agenda nacional de maximização da segurança alimentar, é provável que haja apoio ao crescimento da “agritech” e do negócio agrícola como um todo. Assim, condições geográficas favoráveis ​​são um benefício fundamental para muitas empresas.

3. Receptividade ao Investimento Estrangeiro Direto (IDE)

A vontade de um país em abraçar o IDE e permitir que as empresas estrangeiras operem de forma livre e independente é um factor crítico para determinar a facilidade de negócios de um determinado país. Para empreendedores que consideram iniciar um negócio no Brasil, as regulamentações comerciais permitem 100% de propriedade estrangeira e as empresas também podem apoiar financeiramente os vistos de funcionários estrangeiros. Além disso, esse processo de registro e constituição de empresa pode ser feito no exterior, sem a necessidade de entrada física no país, garantindo comodidade e conforto para quem pensa em abrir uma empresa no Brasil. Na verdade, o mais recente governo do Brasil declarou forte compromisso em apoiar e facilitar o investimento estrangeiro no Brasil. Isto significa que um ambiente favorável aos negócios está alinhado com a agenda do governo e é provável que seja mantido nos próximos anos. Como empresário, isso é a garantia de que sua empresa poderá se instalar e operar no país de forma eficaz e eficiente.

4. Acessibilidade comercial e interconectividade

Os benefícios de abrir uma empresa no Brasil também se estendem além de suas fronteiras – uma vez que sua empresa tenha uma forte presença corporativa no país, você será capaz de capitalizar acordos comerciais regionais estratégicos para obter fácil acesso a outros países da região. Por exemplo, o Brasil é membro do Mercado Comum do Sul, também conhecido como MERCOSUL, criado pela primeira vez em 1991. Os principais objetivos do Mercado Comum do Sul incluem o aumento da livre circulação de bens e serviços, a cooperação económica internacional em várias plataformas, e a legislação integrada aumenta a facilidade das empresas que procuram operações regionais através de várias fronteiras nacionais. Este Mercado Comum também oferece benefícios únicos, como a remoção de restrições não tarifárias e direitos adicionais sobre bens e serviços, reduzindo os custos para o seu negócio. Na verdade, o MERCOSUL concede à sua empresa acesso direto a uma série de outros países, como Argentina, Uruguai e Paraguai, expandindo ainda mais o seu mercado consumidor para maximizar a escala das operações comerciais e, portanto, os fluxos de receitas.

Além disso, o Brasil também é membro do grupo comercial BRICS, uma aliança de potências emergentes com forte presença regional e internacional (ou seja, China, Rússia). Esta organização não só proporciona benefícios comerciais adicionais e acesso a mercados consumidores exponencialmente grandes nestes países, mas também cria e facilita activamente oportunidades comerciais através de ligações mantidas por grandes potências. Evidentemente, a conexão do Brasil com vários países como presença internacional através de relacionamentos indiretos significa que fazer negócios no Brasil equivale a fazer negócios em escala internacional. 

5. Infraestrutura de suporte ideal para operações comerciais

Para que uma empresa funcione sem problemas, ter transporte e infraestrutura adequados é fundamental para o sucesso. Nesse sentido, o Brasil abriga redes rodoviárias extensas e desenvolvidas, bem como um dos sistemas rodoviários mais expansivos do mundo. Além disso, o Brasil também possui diversos sistemas ferroviários auxiliando ainda mais no transporte terrestre para as empresas. No entanto, esta excelente infra-estrutura de transportes não se limita apenas ao território nacional do país, mas estende-se também à sua ligação aos mares internacionais. Na verdade, existem mais de 175 portos marítimos e comerciais, 32 dos 175 são acessíveis ao público. Existe ainda uma rede de apoio forte e robusta de logística terrestre e marítima que ajuda a tornar o processo de movimentação de mercadorias, tanto dentro do país como no estrangeiro, suave e eficiente. Conseqüentemente, essa infraestrutura contribui ainda mais para a interconectividade e relações comerciais fortes do Brasil, posicionando-o como um importante centro comercial para a região da América do Sul.

6. Oportunidades de crescimento nos mercados emergentes

À semelhança de países como a China, embora o Brasil tenha tradicionalmente dependido da sua economia doméstica, o seu foco económico e empresarial tem mudado rapidamente. Embora o Brasil seja atualmente a 8ª maior economia do mundo, projeta-se que suba no ranking para ser a 5ª maior em apenas algumas décadas. Atualmente, um percentual significativo dos produtos exportados pelo Brasil são matérias-primas, proporcionando aos empresários uma valiosa oportunidade de negócios para expandir essas exportações e aumentar os níveis de diversificação. Na verdade, o Brasil e os EUA têm procurado colaboração para aprofundar as relações económicas e empresariais em temas centrais como inovação, facilitação do comércio, tecnologia verde e desenvolvimento empresarial, especialmente para pequenas e médias empresas. Como tal, estes esforços de colaboração, juntamente com as condições de um mercado emergente, proporcionam um terreno fértil para a expansão ou mesmo o início de negócios bem-sucedidos.

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